IMG-20190411-WA0003

Redação: Ascom/Fuam

 

A Fundação Alfredo da Matta (Fuam) recebeu esta semana a doação de 472 frascos de vaselina líquida que serão dispensados pela Gerência de Farmácia aos pacientes em tratamento. A doação foi possível, graças à parceria firmada entre a instituição e a Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), por meio de um projeto de extensão da Universidade.

A vaselina líquida é um emoliente que serve para hidratar a pele, bastante procurada por pacientes com algumas doenças de pele, especialmente os que tratam psoríase e Hanseníase.

P1210157Esta é a segunda doação de vaselina líquida realizada pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Ufam, nos últimos dois meses. Em março, a Fuam já havia recebido 68 frascos do produto contendo 100 ml cada. Esta semana, a doação foi ainda maior: mais 472 frascos, totalizando 540 unidades com 100 ml cada.

De acordo com a Farmacêutica-bioquímica da Fuam, Yama Souza, a doação foi viabilizada por um projeto aprovado no programa de extensão da Ufam, o PACE, ainda em 2018. “O PACE – Programa Atividade Curricular de Extensão – é uma modalidade de extensão que a Universidade Federal do Amazonas realiza, selecionando através de edital, propostas que possam ser realizadas pelos estudantes junto à comunidade”, explica.

Sobre a doação – A ideia de elaborar o projeto para a doação da vaselina líquida partiu da observação da professora do curso de Ciências Farmacêuticas da Ufam, Ellen Paes, quando acompanhou uma turma de estágio curricular de alunos do curso de Farmácia na Fuam. “Como sou professora de estágio, acompanho os alunos em campo e via que na Fuam há uma grande procura pela vaselina; percebi que era uma boa oportunidade de elaborar um projeto, foi quando resolvi propor a parceria”.

Segundo a Subgerente de Farmácia da Fuam, Isabele Carlos a vaselina é um produto para saúde que foi padronizado pela Fuam para ser distribuído aos pacientes. “A procura é grande, pois é recomendada para quem tem Hanseníase, psoríase, dentre outras dermatoses e esta doação foi muito importante, não só pelo envolvimento dos acadêmicos, mas principalmente porque beneficia nossos pacientes”, explica.IMG-20190411-WA0002

Segundo a enfermeira da Fuam, Ednelza Perin, para os pacientes de Hanseníase a vaselina é utilizada no autocuidado, para suprir a deficiência de hidratação; problema que ocorre devido à perda de sensibilidade autonômica da pele, que compromete a produção de suor e óleo natural, deixando-a seca, fragilizada e exposta a traumas. “A Hanseníase compromete a hidratação natural da pele, sendo necessária essa hidratação extra com produtos como a vaselina, que nós podemos prescrever conforme a necessidade de cada um”, explica a enfermeira.

O projeto de doação elaborado foi submetido à Pro-Reitoria de Extensão da Ufam. Com a aprovação e recursos disponíveis, a turma de alunos envolvida executou a proposta, desde o recebimento do material, preparo dos frascos, colocação dos rótulos, até a entrega.

Segundo Elle Paes, outras parcerias entre as instituições podem ser efetivadas, pois há grande interesse na participação dos alunos. Para os pacientes da Fuam, as ações são muito bem vindas.

 

Fotos: Divulgação