No dia 28 de agosto a Fundação Alfredo da Matta (Fuam) celebra 66 anos de existência.

Com uma tradição de 66 anos, a instituição segue realizando assistência, ensino e pesquisa, sendo Centro de Referência local, nacional e internacional em dermatologia tropical e ISTs.

É Centro Colaborador da Organização Mundial de Saúde/Organização Pan-Americana da Saúde (OMS/Opas) em pesquisa e treinamento em hanseníase para as Américas, sendo a coordenadora, no estado do Amazonas, do Programa de Controle da Hanseníase.

A instituição é centro de referência nacional e internacional para controle e combate à hanseníase, tendo uma tradição de 30 anos com o Programa de Residência Médica em Dermatologia, além de manter desde 2017, em parceria com a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), o Mestrado Profissional em Dermatologia.

Novas perspectivas – A Fuam está prestes a mudar. Com projeto de Lei assinado pelo governador Wilson Lima e encaminhado para a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), a Fuam atuará com novo perfil, tornando-se uma unidade hospitalar. Com a mudança, a nomenclatura também será alterada, passando a ser chamada de Fundação Hospitalar de Dermatologia Tropical e Venereologia Alfredo da Mata (FUHAM).

Na prática, habilitando-se como unidade hospitalar, ampliam-se os serviços ofertados, com um Hospital Dia que permitirá procedimentos de cirurgia dermatológica de média e alta complexidade. A instituição continuará atendendo à população do estado do Amazonas com todo cuidado e eficiência com que vem desempenhando seu papel nestes 66 anos de existência.

Celebração – A sexta-feira, dia 27 de agosto será de celebração. Acontece no Auditório da Fuam uma celebração para servidores, por isso, o atendimento do dia, como previsto no planejamento anual, foi suspenso, sendo os pacientes reagendados para a semana seguinte.

Após a celebração, acontece um almoço também para servidores.