IMG-20200629-WA0004

 

A Fundação Alfredo da Matta (Fuam) recebeu a doação de um túnel de descontaminação que será utilizado como um importante reforço nas ações de combate ao coronavírus, causador da CoVid-19.

Montado na entrada da instituição, o túnel consiste numa tenda que utiliza ozônio em pequenas proporções (entre 0,02 e 0,08 partículas por milhão do gás), para eliminar os microorganismos como vírus e bactérias presentes na pele e roupa das pessoas que se expõem ao gás.

IMG-20200629-WA0031A estrutura foi uma doação, sem qualquer ônus para a Fundação, resultado da parceria firmada com a empresa Cohen & Cohen Serviços.

Segundo o diretor presidente da Fuam, Ronaldo Amazonas, o equipamento vem complementar as medidas sanitárias adotadas pela instituição para higienização de servidores e usuários. “Para ter acesso à unidade, os usuários já estavam sendo orientados a tomarem algumas medidas como lavagem das mãos e uso de máscaras; agora vamos incluir a desinfecção com o ozônio, explicando a eles que não há qualquer risco, já que o uso desse gás é certificado e tem aprovação de organismos como a Agência Nacional de Vigilância em Saúde – ANVISA, Ministérios da Saúde e Fundação de Vigilância em Saúde, estando de acordo com normas como a NR 15”, explica o diretor. A NR 15 é uma norma regulamentadora que descreve as operações, atividades e agentes insalubres presentes nas atividades laborais, discriminando os agentes considerados nocivos a saúde e também os limites de tolerância que devem ser respeitados a fim de prevenir danos a saúde do trabalhador.

Produzido pela empresa ASTECH, o túnel de desinfecção foi doado à Fuam por meio de sua representante na região norte, a empresa Cohen & Cohen Serviços. Segundo o representante da empresa, Sirlan Cohen, a Fuam foi escolhida para ser a primeira instituição na região a receber este túnel pela seriedade de seu trabalho no âmbito da saúde no estado do Amazonas e ressaltou a segurança no uso deste equipamento. “É importante não confundir este túnel de descontaminação, com aqueles de desinfecção, pois o túnel de ozônio não utiliza nenhum produto químico, mas sim o gás ozônio, em percentuais seguros e aceitáveis pelo ser humano”, explica.

Para o diretor da Fuam, Ronaldo Amazonas, a parceria com a Cohen & Cohen foi uma grata surpresa, que motivou a equipe pela confiança que a instituição recebeu. “A pandemia nos trouxe desafios, mas também valiosas oportunidades, como esta parceria firmada com a Cohen & Cohen; recebemos de forma gratuita e generosa esta tenda que foi montada em apenas três dias, num gesto de confiança para com a Fuam, o que muito nos motiva; por isso, agradecemos este gesto e podem ter certeza de que escolheram a parceria ideal, agradecemos este gesto de confiança”.