A Fundação Alfredo da Matta (Fuam) foi premiada no 13º Congresso Brasileiro de Hansenologia, realizado entre os dias 21 e 25 de novembro, em Curitiba, Paraná, ao apresentar trabalho com o tema “Telessaúde: Uma ferramenta de apoio no controle e prevenção da Hanseníase em áreas de difícil acesso”.

O Congresso reuniu diversos profissionais da medicina de todo o Brasil que apresentaram trabalhos de cunho científico e promoveram a discussão de temas importantes relacionados à hanseníase.

Luiz Cláudio Dias apresentando o trabalho. Foto: Divulgação.

O projeto da Fuam vencedor (premiado com inscrição para o próximo Congresso de Hansenologia, em 2015) foi apresentado pelo médico Luiz Cláudio Dias, que expôs os objetivos, ações realizadas e resultados alcançados. “O projeto teve como objetivo contribuir para o controle da hanseníase em áreas de difícil acesso do Amazonas, através do uso da tecnologia da informação e comunicação”, afirma Luiz Cláudio, um dos profissionais da Fuam que atuou na execução do projeto e um dos autores do trabalho premiado.

Para execução, foi necessária a visita a municípios do interior do Estado do Amazonas para a apresentação e pactuação das ações planejadas. Uma equipe multidisciplinar realizou cursos teóricos e práticos em hanseníase e ministrou aulas sobre usos de instrumentos de Telessaúde para os profissionais no interior. Outro passo para a concretização do projeto foi a realização de teleconferências para consultoria médica entre profissionais do interior e especialistas da Fuam, através do ambulatório virtual. Além disso, a equipe também realizou o monitoramento das ações de hanseníase no interior, coordenadas pela Fuam, via teleconferência.

Nádia Pimentel e Luiz Cláudio Dias.

Além de Luiz Cláudio Dias, os demais autores do trabalho são: Nádia Pimentel, Valderiza Pedrosa, Carolina Talhari Cortez, Mônica Santos, Maria Leide Wand Del Rey, Roger Assis, Pedro Maximo e Leandro Fortes.

Outras participações da Fuam no Congresso

O médico Luiz Cláudio Dias também participou da Mesa Redonda sobre “Recidiva, resistência, persistência, falha terapêutica e reinfecção” como palestrante, apresentando o tema ‘‘Resultados da detecção molecular da resistência medicamentosa em hanseníase na Fundação Alfredo da Matta”.

Outra participação do médico foi como um dos coordenadores da Mesa Redonda “Telessaúde e SIG Hanseníase: relatos de experiências e seus impactos”, juntamente com a Doutora, pesquisadora e visitante Senior da Fuam, Maria Leide W. Del Rey. Como palestrante, Luiz Cláudio apresentou nesta mesa redonda os “Resultados de capacitação à distância em áreas indígenas”.

Telemedicina e telessaúde no controle da hanseníase

Fruto da parceria entre a Fuam, Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Fundação Norvatis para Sustentabilidade, Fundação para o Controle da Hanseníase no Amazonas (FUNDHANS) e Movimento de Reintegração dos Hansenianos (MORHAN), o projeto telessaúde iniciou na Fuam em 2013, com a execução do projeto piloto em dois municípios do estado do Amazonas: Parintins e Lábrea, ambos escolhidos devido à alta taxa de detecção de casos de hanseníase e por possuírem centros de telessaúde apoiados pelo Polo de Telessaúde do Amazonas da UEA.

Além deste prêmio em Curitiba, o projeto telessaúde na Fuam também já foi destaque em outra premiação: o Prêmio Originalidade e Inovação em Telemedicina e Telessaúde, na categoria Pesquisa Clínica; premiação criada pela comissão organizadora do 6º Congresso Brasileiro de Telemedicina e Telessaúde, ocorrido em novembro de 2013, na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP).