anete-marabá2

Turma treinada em março – Marabá/PA (Arquivo Fuam)

 

A Fundação Alfredo da Matta (Fuam) será uma das instituições parceiras na realização da Capacitação em Prevenção de Incapacidades Físicas que acontece na cidade de Belém, no Pará, no período de 10 a 13 de abril. Credenciada pelo Ministério da Saúde como Centro de Referência Nacional para o Programa Nacional de Controle e Eliminação da Hanseníase, a Fuam enviará uma profissional especialista para coordenar a capacitação e atuar como colaboradora nas ações de Prevenção de Incapacidades que ocorrerão no mesmo período do curso, na capital paraense.

Segundo o Diretor Presidente da Fuam, Helder Cavalcante, o treinamento levará conhecimentos atualizados sobre a prevenção de incapacidades físicas, considerando a expertise da Fuam nesta área. “O objetivo é realizar capacitação de profissionais da saúde para implementação e monitoramento das atividades básicas de Prevenção de Incapacidades Físicas em Hanseníase, com procedimentos padronizados e já com as últimas atualizações determinadas pelo Ministério da Saúde”, explica o Diretor.

A atualização à qual Helder Cavalcante se refere é a de 2016, que inclui, por exemplo, a força muscular como forma de avaliação do grau 1 de incapacidade física nos pacientes de Hanseníase; escala que varia de 0 a 2 dependendo da limitação neural apresentada pelo paciente.

“É importante todos os profissionais atuarem de acordo com as normas do Ministério da Saúde, utilizando a mesma metodologia, para fortalecer as ações de vigilância, atenção e controle da Hanseníase no Brasil”, explica Maria Anete Queiroz, enfermeira que fará a capacitação. A Fuam atua em consonância com as novas normas do Ministério da Saúde, tendo inclusive sido avaliada positivamente, em fevereiro deste ano, pelo órgão quanto ao grau de incapacidades físicas dos pacientes – forma de analisar se a instituição está aplicando corretamente os procedimentos de avaliação do grau de incapacidades na instituição.

A Capacitação em Prevenção de Incapacidades Físicas é uma parceria entre municípios, Estados e o Ministério da Saúde, por meio da Coordenação-Geral de Hanseníase e Doenças em Eliminação (CGHDE), órgão do Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis (DEVIT) / Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS). Esta é a segunda turma do Estado do Pará que recebe profissional da Fuam para treinamento; a primeira ocorreu no mês de março, na cidade de Marabá.

Capacitação também no Estado do Piauí – Outra capacitação realizada pela Coordenação-Geral de Hanseníase e Doenças em Eliminação (CGHDE/MS) que contará com a parceria da Fuam será realizada no Estado do Piaui, de 9 a 11 de maio. A CGHDE, em parceria com a Novartis Brasil e Associação Alemã de Assistência aos Hansenianos e Tubercolosos (DAHW Brasil) elaborou o Projeto Roda-Hans: Carreta da Saúde – Hanseníase que ocorrerá em municípios de estados contemplados com o roteiro da Carreta no ano de 2018: Piauí, Rondônia, Mato Grosso, Goiás e Minas Gerais.

A Fuam foi convidada para atuar como parceira cedendo um especialista médico na área da Hanseníase para capacitar médicos da Atenção Primária à Saúde que vão atuar na Carreta no município de Paulistana, no Estado do Piauí. A capacitação será sobre diagnóstico e manejo clínico em Hanseníase.

A Carreta da Saúde – Hanseníase é uma unidade itinerante pertencente a Novartis Brasil que conta com consultórios e laboratório que atua, desde 2009 apoiando ações de enfrentamento da Hanseníase no país.