No mês de novembro a Fundação Alfredo da Matta realizou, na sede da instituição, o “Curso de Prevenção de Incapacidades para Programas de Controle da Hanseníase na América Latina”, fruto da parceria entre Fuam e Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), organismo integrante da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Voltado para 10 profissionais, dentre médicos e fisioterapeutas de países-membros da OPAS/OMS, vindos de países como Bolívia, Brasil, Equador, Paraguai, Colômbia, Nicarágua, República Dominicana, Argentina e Cuba; a atividade foi considerada um sucesso por seus participantes e pelo representante da OPAS no Brasil, Santiago Nicholls: “a equipe da Fuam trabalhou muito no planejamento e organização do curso, o que foi refletido na ótima qualidade dele. Todos os participantes ficaram muito satisfeitos. Eu e a OPAS também”, resumiu Nicholls.

Coordenado pela enfermeira Anete Morais e pela fisioterapeuta Alexandra Costa, profissionais que atuam na Gerência de Prevenção de Incapacidades da Fuam; o curso foi planejado pela Diretoria de Ensino e Pesquisa, através da Gerência de Ensino, de acordo com as necessidades de treinamento estabelecidas pela OPAS.

O curso, contou ainda com apoio da Secretaria de Estado da Saúde (Susam) e da Fundação de Controle da Hanseníase – Fundhans, parcerias que foram avaliadas como muito positivas e importantes para o Programa Regional de Hanseníase da OPAS. “Vamos seguir trabalhando em parceria com a FUAM para continuar apoiando o fortalecimento da prevenção da incapacidade nos programas nacionais de Hanseníase nas Américas”, finalizou Nicholls.

Sobre o curso

O “Curso de Prevenção de Incapacidades para Programas de Controle da Hanseníase na América Latina” foi realizado de 24 a 28 de novembro, na sede da Fuam, e teve além das aulas teóricas, aulas práticas nos consultórios da instituição, onde os visitantes acompanharam atendimentos ambulatoriais e puderam conhecer de perto como os casos de hanseníase são tratados e acompanhados, especialmente no que diz respeito aos cuidados e prevenção de incapacidades físicas.

Este não é o primeiro curso oferecido pela Fuam para a OPAS/OMS: somente em 2014, outros dois cursos foram realizados para profissionais que atuam em centros de referência no tratamento da hanseníase na América Latina e Caribe. Credenciada, desde 1998, como Centro Colaborador da OMS para controle, treinamento e pesquisa em hanseníase para a região das Américas e Caribe, a Fuam está habilitada a prestar este tipo de serviço.