O Programa de Residência Médica em Dermatologia da Fundação Hospitalar Alfredo da Matta foi Implantado em 1986, fruto de uma parceria entre a Instituição e a Sociedade Brasileira de Dermatologia/Amazonas (SBD/AM).

Credenciado pela Comissão Nacional de Residência Médica do Ministério da Educação e pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), o Programa tem como objetivo formar médicos especialistas em dermatologia (nível de pós-graduação) e caracteriza-se pelo desenvolvimento de atividades teóricas e práticas, em horário integral.

Os residentes participam ativamente das atividades assistenciais, de pesquisa e sessões científicas da Fuham, sob a supervisão de preceptores capacitados: profissionais que fazem parte do corpo clínico da Fuham; doutores, mestres e especialistas.

O ingresso ocorre através de concurso divulgado em edital pela Comissão Estadual de Residência Médica (CERMAM). O concurso inicia com uma prova teórica (1ª fase), seguida da avaliação de currículo (2ª fase) e entrevista para os classificados na 1ª fase.

Na Fuham, o Programa é coordenado pela médica Adriana Cidade e possui duração de três anos.

Anualmente são oferecidas três vagas para R1. Para concluir o Programa é obrigatória a publicação de trabalho científico.

Ao longo deste período a Fuham já formou 54 Dermatologistas.

Em 2019 o Serviço de Dermatologia da Fuham foi Recredenciado até 2023 pela Sociedade Brasileira de Dermatologia.