Implantado em 1986, o Programa de Residência Médica em Dermatologia da Fundação Alfredo da Matta é fruto de uma parceria entre a instituição e a Sociedade Brasileira de Dermatologia/Amazonas.

Credenciado pela Comissão Nacional de Residência Médica do Ministério da Educação e pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), o Programa tem como objetivo formar médicos especialistas em dermatologia (nível de pós-graduação) e caracteriza-se pelo desenvolvimento de atividades teóricas e práticas, em horário integral.

Os residentes participam ativamente das atividades assistenciais, de pesquisa e sessões científicas da FUAM, sob a supervisão de preceptores capacitados: profissionais que fazem parte do corpo clínico da FUAM; doutores, mestres e especialistas.

O ingresso ocorre através de concurso divulgado em edital pela Comissão Estadual de Residência Médica (CERMAM). O concurso inicia com uma prova teórica (1ª fase), seguida da avaliação de currículo (2ª fase) e entrevista para os classificados na 1ª fase.

Na FUAM, o Programa é coordenado pela médica Paula Franssinetti Bessa Rebello e possui duração de três anos, sendo o primeiro ano realizado na Fundação Hospital Jorge (FHAJ), quando o profissional desenvolve a residência em Clínica Médica.

Anualmente são oferecidas três vagas para R1. Para concluir o Programa é obrigatória a publicação de trabalho científico.