Mestrado Profissional em Ciências Aplicadas à Dermatologia UEA/FUAM

 

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Aplicadas à Dermatologia (PPG-CAD), modalidade mestrado profissional, é resultado de convênio amplo da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e Fundação Hospitalar de Dermatologia Tropical e Venereologia Alfredo da Matta (Fuham), Centro de Referência para doenças dermatológicas no estado do Amazonas.

Aprovado pela CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, fundação vinculada ao Ministério da Educação do Brasil – no ano de 2017, o PPG-CAD visa qualificar profissionais de nível superior para o exercício de atividades clínicas, diagnóstico laboratorial das principais dermatoses, pesquisa clínica e experimental, além de docência na área da dermatologia.

O curso é multidisciplinar, sendo a seleção anual de oito novos discentes. Profissionais com diplomas de nível superior em Ciências Biológicas e em Ciências da Saúde, em áreas que apresentem interesse de atuação com a Dermatologia, de modo específico ou afim podem se candidatar para as vagas disponibilizadas.

O programa apresenta, desde sua criação em 2017, duas áreas de concentração, com respectivas linhas de pesquisa, a saber:

1) dermatologia clínica e pesquisa experimental em dermatologia

Linhas de pesquisa: dermatoses de origem fúngica, hanseníase, leishmaniose, projetos isolados, dermatoses inflamatórias, infecciosas, neoplásicas, autoimunes e genodermatoses.

2) pesquisa experimental em dermatologia

Linhas de pesquisa: genética das doenças dermatológicas, infecções sexualmente transmissíveis e oncologia cutânea.

 

Perfil do egresso

Profissional com nível superior, qualificado para o exercício de atividades clínicas, diagnóstico laboratorial das principais dermatoses, pesquisa clínica e experimental, além de docência na área da dermatologia.

 

Número de vagas ofertadas

Oito

 

Informações Responsável pelo curso:

Coordenadora do Programa: Profa. Dra. Carolina Chruciak Talhari

Vice Coordenadora do Programa: Profa. Dra. Mônica Nunes de Souza Santos

 

Localização Física e Contatos:

Local: Rua Codajás, 24 – Cachoeirinha Manaus – AM CEP 69065-130

Atendimento: 08h às 16h

Telefone: (92) 3632-5885

E-mail: ppgdermatologia@fuam.am.gov.br

Secretária: Maria da Esperança Perdigão Lima

 

Situação do Mestrado em 2021

Em 2021, o curso está em sua quarta turma, totalizando 34 mestrandos.

Os oito mestrandos que entraram na turma de 2017 realizaram qualificações de seus projetos, apresentaram suas dissertações, com defesa no ano de 2020 e já são mestres. Da turma de 2018, todos já fizeram suas qualificações de projeto, exceto uma mestranda que pediu desligamento do curso.

Atualmente, o Programa de Mestrado tem sete Mestres e espera até o final do ano a conclusão de outros.

 

Mestrado/Turma Alunos Qualificação Defesa/Mestres
2017 8 8 8
2018 8 8 1
2019 8
2021 10

Fonte: Diretoria de Ensino e Pesquisa / Fuham – atualizado em agosto de 2020.

 

Corpo Discente

 

Corpo Docente

 

O corpo docente do PPG-CAD é composto por nove professores permanentes e cinco docentes colaboradores. Dentre esses, seis são médicos dermatologistas, dois médicos infectologistas, três biólogos, uma assistente social, uma enfermeira e um bioquímico. Dentre os professores permanentes, quatro pertencem ao quadro funcional da Fuham, duas à UEA e três docentes a ambas instituições.

A distribuição, por área de atuação, do quadro de docentes do programa é adequada ao perfil de profissionais que podem se candidatar a essa pós-graduação, ou seja, profissionais com diplomas de nível superior em Ciências Biológicas e em Ciências da Saúde. As áreas de concentração e linhas de pesquisa disponibilizadas também estão em acordo com a formação, atuação e produção científica dos docentes vinculados ao PPG-CAD.

Corpo Docente

Cronograma de Aulas

 

Dissertações

 

2017

Ana Elis Guimarães Araújo

Perfil Clínico-epidemiológico de pacientes com câncer de pele atendidos em um Centro de Referência em Dermatologia de Manaus

Dejanane Silva e Silva

Avaliação da detecção de casos novos de hanseníase durante as ações de supervisão, nos municípios do Estado do Amazonas, realizada pela Fundação Alfredo da Matta

Emily Agatha de Moura Couteiro

Detecção de Chlamydia trachomatis e Neisseria gonorrhoeae, por qPCR Multiplex, em mulheres, atendidas na Fundação Alfredo da Matta (FUAM)

Gilson Lima Bentes

Perfil epidemiológico e clínico de pacientes com lagoftalmo associado à hanseníase, atendidos na Fundação Alfredo da Matta, Manaus-AM

Jorge Ewerton dos Santos Sales

Avaliação dos aspectos epidemiológicos, clínicos e laboratoriaisdos pacientes com laudohistopatológico sugestivo de tuberculose cutânea e micobacterioses atípicas atendidos na Fundação “Alfredo da Matta”

Lucilene Sales de Souza

Frequência relativa de agentes etiológicos de corrimento uretral em homens atendidos em clínica especializada na cidade de Manaus, Amazonas, Brasil.

Mayse de Jesus Nascimento Monteiro

Avaliação do exame de contatos de casos de hanseníase acompanhados na Fundação Alfredo da Matta, em Manaus.

Viviane Kici da Graça Mendes

Perfil de infecção secundária após acidentes ofídicos atendidos em um Centro de Referência na Amazônia Brasileira.

2018

Geyse Gleyse da Costa Galvão Oliveira

Informatização no acompanhamento clínico-medicamentoso de pacientes com hanseníase em um ambulatório especializado em Manaus-AM.

 

 

Editais de Seleção

 

 

Modelos de Documentos

 

 

Regimento Interno

 

Consulte o Regimento Interno do Programa de Pós-Graduação em Ciências Aplicadas à Dermatologia

Curso de Mestrado Profissional em Ciências Aplicadas à Dermatologia