BeFunky Collage

Blitz da prevenção 2017 (arquivo Fuam)

 

A Fundação Alfredo da Matta, através da Gerência de Doenças Sexualmente Transmissíveis (GDST), realiza no mês de dezembro uma programação voltada para o Dezembro Vermelho, em alusão ao Dia Mundial de Luta Contra a Aids, celebrado no dia 1º de dezembro.

Por isso, durante todo o mês, a GDST realiza palestras educativas, orientação e distribuição de preservativos para os pacientes que estiverem em salas de espera na Fuam.

A programação terá início já no dia 30 de novembro, a partir das 8 horas, na sede da instituição, com a abertura da Campanha; momento seguido da “Blitz da Prevenção” (às 10h), quando serão distribuídos preservativos e panfletos educativos para pedestres e motoristas que transitarem na Rua Codajás, esquina com a Av Carvalho Leal.

O objetivo é alertar e sensibilizar para a prevenção desta doença que, segundo o Ministério da Saúde, possui registro de cerca de 40 mil novos casos por ano. Ainda segundo dados do Ministério, de 1980 a 2018 já foram notificados 926.742 casos de Aids no Brasil.

hiv-aids-effects-on-body_thumbEm 30 anos de luta contra o HIV/Aids o Ministério da Saúde ressalta a queda no número de óbitos pela doença: em quatro anos, a taxa de mortalidade passou de 5,7 por 100 mil habitantes em 2014 para 4,8 óbitos em 2017; feito que já é considerado reflexo da garantia de tratamento para todos, melhoria do diagnóstico, ampliação do acesso à testagem e redução do tempo entre diagnóstico e início de tratamento.

Na Fuam, está disponível para a população, o SAE – Serviço de Atendimento Especializado em HIV/Aids, com realização de testes rápidos e todo acompanhamento e tratamento para pessoas HIV positivas. A Fundação é também Centro de Testagem e Aconselhamento credenciado pelo Ministério da Saúde.

No 1º semestre de 2018 foram realizados 14.773 testes de HIV/Aids, sendo confirmados 158 casos. Os pacientes passam por acolhimento, desde a realização do teste, tem acompanhamento psicossocial e os casos positivos, se assim desejarem, realizam o tratamento na própria Fuam.