A Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep) realiza no dia 17 de dezembro, a partir das 9 horas (horário de Brasília), o Encontro Nacional Virtual de CEP – ENCEP, com transmissão ao vivo pela plataforma Even3.

O evento pretende reunir – virtualmente – membros de comitês de ética em pesquisa, participantes de pesquisas e pesquisadores, representantes de instituições e de usuários, além da comunidade científica em geral.

O objetivo do encontro é discutir temas relevantes à atuação dos CEP e apresentar os resultados das atividades do Sistema CEP/Conep realizadas em 2020, além de promover a maior aproximação da Conep com os CEP e todos os envolvidos em pesquisas, incluindo funcionários administrativos e assessores de CEP, membros e demais interessados.

A atuação do CEP/Conep durante a pandemia de CoVid-19 este ano, dados, reflexões e perspectivas futuras; a nova resolução de representantes de participantes de pesquisas e os impactos da lei geral de proteção de dados (LGPD) nas atividades do Sistema CEP/Conep serão alguns dos temas discutidos, alternando palestras com momentos para perguntas e respostas.

Para participar do ENCEP é preciso realizar cadastro e fazer a inscrição gratuita na plataforma Even3, acessando o endereço eletrônico https://www.even3.com.br/encep até o dia 16 de dezembro. No endereço é também possível acessar a programação e obter maiores informações sobre o evento.

Chamada para apresentação de vídeos curtos – O que a pandemia te ensinou em relação à defesa dos participantes de pesquisa? A pergunta é um convite para que reflexões sobre o momento atual sejam compartilhadas em forma de um vídeo curto.

O depoimento deve ser gravado em vídeo (com celular na horizontal) de até dois minutos e encaminhado até o dia 30 de novembro para conep.cep@saude.gov.br. Haverá uma seleção de vídeos que poderão ser exibidos no evento. Para outras orientações e regras para submissão basta acessar a página do evento.