P1210932

Redação: Ascom/Fuam

 

Teve início na manhã desta segunda-feira (13), no Auditório Damião Litaiff, na sede da Fundação Alfredo da Matta, a Semana Brasileira de Enfermagem da Fuam. O evento que acontece até a próxima sexta-feira, 17 de maio, reúne enfermeiros e técnicos de enfermagem da instituição para dialogar sobre temas pertinentes da área, como os desafios da enfermagem, processos de trabalho na Fuam, pesquisas na área, além de propor um olhar atencioso ao profissional de enfermagem, enfatizando a importância do cuidar do cuidador.

Durante a abertura da Semana, o Diretor Presidente da Fuam, Ronaldo Derzy, enfatizou a importância do profissional de enfermagem para a Fuam, atuante desde o acolhimento ao paciente, até o término do atendimento. Segundo o diretor, a Fuam se orgulha de ter no quadro institucional profissionais da área qualificados e atenciosos. “Temos grandes exemplos de enfermeiros dedicados, exercendo um papel fundamental em nosso atendimento; e o que queremos é que estes profissionais cresçam ainda mais, produzindo, pesquisando, atendendo”, destacou.

Para a diretora técnica da Fuam, Lucilene Sales, é importante os profissionais de enfermagem participarem ativamente não só na assistência, mas também em outros campos como a pesquisa na área de enfermagem; movimento que tem total apoio da direção da Fuam. A diretora de ensino e pesquisa, Valderiza Pedrosa também destacou a importância dos enfermeiros avançarem ainda mais no campo da pesquisa e lançou um convite aos profissionais: “vamos trazer a enfermagem para a pesquisa”.

P1210945Primeiro dia de palestras – O primeiro dia da Semana de Enfermagem teve como convidadas a professora Elizabeth Teixeira, Doutora em Ciências: Desenvolvimento Sócio Ambiental pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e com Pós-Doutorado em Enfermagem pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ); além da enfermeira da Fuam Joana D’Arc Gallup, especialista em enfermagem em Unidade de Terapia Intensiva pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

A profa Dra Elizabeth Teixeira e a enfa. Joana D’Arc participaram da Mesa Redonda “Os desafios da Enfermagem para a prática com equidade”, apresentando respectivamente os temas: “Enfermagem e suas inovações tecnológicas”; e “Perspectivas para a Enfermagem na Fuam”.

Para Elisabeth, importante não esquecer que quando se fala em tecnologia, não se fala somente em equipamentos e instrumentos, mas também em processos, conhecimentos, relacionamentos e tudo o que permeia o atendimento ao paciente. E é com este pensamento que os profissionais não podem esquecer que a técnica não caminha sozinha, o profissional também precisa estar atento a todo o processo que realiza e lançar mão da humanização no atendimento, do bom acolhimento e tantos aspectos que fazem parte do fazer aP1210953 enfermagem com qualidade.

Já a enfermeira Joana destacou pontos positivos e pontos a serem repensados pelos profissionais de enfermagem que atuam na Fuam: “Estou aqui na Fuam há um ano e com meu olhar, minha experiência de atuação em outras unidades de saúde, posso dizer que temos pontos muito positivos, com enfermagem autônoma, muito presente, assim como pontos em que a enfermagem pode avançar e também precisa melhorar”, destacou a enfermeira.

Em suas colocações, Joana, quis promover o debate entre os profissionais e lançou provocações com o intuito de mobilizar a equipe: “a Fuam possui excelência no atendimento de enfermagem dermatológica, então por que não podemos pensar em uma residência nesta área aqui dentro da Fuam? por que não realizar mais pesquisa e formar mais mestres enfermeiros? por que não aprimorar ainda mais nossos processos?”. Os questionamentos certamente farão parte de novas discussões entre a equipe de enfermagem da Fuam, sempre atuante e em busca de melhoria em prol dos pacientes.

A Semana Brasileira de Enfermagem da Fuam terá continuidade na próxima quarta-feira (15), a partir das 10 horas com a palestra “Sistematização da Assistência de Enfermagem – SAE / Desafios da dermatologia na atenção básica”, com a profa Dra Elielza Guerreiro (Escola Superior de Saúde / UEA)  e às 11 horas com a oficina “Enfermagem e a Pesquisa científica: Oficina de elaboração do trabalho científico”, com a Dra Jacqueline Sachett (Departamento de Ensino e Pesquisa / Fuam).

No dia 16 a programação inicia às 8 horas com programação no Espaço Pró CORPOFISIO com atividades voltadas para o bem estar, intitulada “Cuidando do Cuidador”; às 10 horas acontecerá a palestra “Enfermagem na dermatologia tropical: consulta de enfermagem qualificada na Hanseníase”, com o enf. José Yranir Nascimento (DCDE/Fuam); e às 11 horas terá a palestra “Enfermagem na cirurgia dermatológica: curativos pós-cirúrgicos”, com as enfermeiras Nádia Ney (Gerente de Cirurgia/Fuam) e Patrícia Sant’Anna (CONVATEC).

Já o último dia de evento (17) tem como programação a palestra “Enfermagem na Psoríase: curativos indicados para epidermólise bolhosa, com os enfermeiros Danilo Neves (Gerência de Enfermagem/Fuam) e Sylvio Margonar (empresa Molnlycke).